Lilypie Kids Birthday tickers
Lilypie Fourth Birthday tickers

sábado, março 20, 2010

4 meses


Grandes mudanças se têm sentido na nossa vida, nestes últimos tempos.

Há precisamente 4 meses vinha ao mundo uma bela princesa, cabeluda que só visto, e linda de morrer, a Maria João.
Ansiávamos por saber como é que ela se iria comportar, e como iria ele reagir, tendo em conta o percurso do Pedrocas na sua ainda tão curta vida.

Como todos sabem, pelo que tem vindo a ser escrito neste cantinho, o Pedro foi sempre muito complicado para dormir e sossegar... tudo começou com as mal fadadas cólicas que o atormentaram 14 longos meses e que, não sei se influenciou ou não, o tornaram um pouco mais impertinente e activo que o que consideramos normal numa criança.

Felizmente a Maria João, que também tem tido algumas cólicas, é bastante serena, e diria mesmo que adora dormir.

O Pedrocas, por seu lado, regressou às noites mal dormidas desde que a irmã nasceu. Ciumeira, talvez, por ela dormir no nosso quarto... quando tem companhia, dorme (muito agitado, mas dorme), quando não tem, procura-a sempre. Contudo, tem feito ver que está a ficar um rapazinho crescido e tem tido muitos progressos positivos. Começou neste período a escrever o próprio nome, já começa a distinguir algumas letras, e começou a contar mais do que até 10, sendo que já consegue distinguir os números, perfeitamente. Os seus desenhos ganharam contornos muito mais perceptíveis e a sua alegria é contagiante. Por sua própria iniciativa, e graças à insistência da educadora, deixou o biberão, fruto de uma promessa que lhe foi feita de uma bonita caneca para beber o leite. Agora, de há umas noites para cá, conseguiu convencer-se de que tem que dormir sozinho e já fica na caminha dele de novo, contudo há ainda uma nova etapa a cumprir, que é, manter-se coberto e, quando acorda de novo conseguir adormecer sozinho sem ter que ser aconchegado por um de nós. Ultimamente, em vez de vir para a nossa cama, chama-nos do quarto ou levanta-se e vem chamar, para o irmos cobrir e dar-lhe muitos beijinhos. A segunda etapa a cumprir é largar a fralda da noite que, já começa a amanhecer quase seca.
Relativamente à irmã, nota-se que adora a mana, mas que sente uma pontinha de ciúmes numa ou noutra situação, mas derrete-se quando ela sorri para ele ou ela começa a querer chamar a sua atenção. É carinhoso com ela no geral e isso deixa-nos muito felizes.

A princesa tem crescido normalmente, contudo nos últimos dois mesinhos tem aumentado muito pouco de peso... até agora (há dois dias atrás) estava exclusivamente com maminha, mas agora já bebe biberão, excepto ao pequeno almoço e ceia. É extremamente simpática, contudo estranha um pouco as pessoas no primeiro impacto... ri-se imenso e adora companhia, não fica muito tempo na cadeira, sem que falem com ela, mesmo que estejamos ao pé dela. Neste momento nota-se que começa a andar aflita com os primeiros dentinhos que, apesar de ainda não serem visíveis, já começam a dar sinais de querer romper. Dorme a noite praticamente toda desde que completou um mês e, durante o dia vai-se mantendo acordada, e dormindo, alternadamente. Como qualquer bebé, adora passear, contudo não adormece ao primeiro embalo... adora observar tudo o que a rodeia.

Parabens minha linda filhota pelos 4 mesinhos!!!

Quanto às mudanças para nós pais, foram aumento de trabalho, menos tempo para nós próprios, mas em contrapartida, ganhamos mais um motivo para sorrir, mais uma razão para viver!!!

Em suma, somos uma família maior e muito feliz!!!

2 comentários:

CLS disse...

Obrigada pelas dicas, vou procurar as vitaminas que me falaste. Também não sou fã das unhas de gel, já esteticistas me disseram que faz mal à unha. E novidades dos pequenos?
Beijocas.

neli araujo disse...

Isa, adorei ler sobre os filhotes!

Fiquei com uma saudade imensa dos meus filhotes quando bebés!

beijocas,

Neli